A Ouvidoria do SUS Natal realizou a 2º Oficina de Formação e Alinhamento em Ouvidoria do Sus Natal/RN. O evento teve como intenção ampliar o diálogo entre a Ouvidoria e a gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS Natal) para um melhor acolhimento aos usuários dos serviços de saúde da capital.
A ouvidora do Sistema Único de Saúde (SUS) Natal, Francisca Rêgo, comenta que a segunda oficina está dentro da programação das atividades da ouvidoria e faz parte da Programação Anual de Saúde (PAS). “Esse é um espaço de educação permanente. É também um espaço de aproximação, de troca de saberes e fazeres. Um momento para se fazer o realinhamento e, de certa forma, da ouvidoria prestar conta do trabalho e cobrar a responsabilidade a quem é de direito. Além de reforçar que estamos aqui como uma potente ferramenta de gestão e queremos fazer a interlocução com todos os setores aos quais as demandas estão vinculadas”, explica.
Durante os dois dias da oficina, profissionais que atuam nos Pontos de Respostas da Ouvidoria SUS nos territórios; representantes dos cinco Distritos Sanitários, profissionais responsáveis pela regulação, além de representantes dos setores, departamentos e coordenação do nível central da SMS, se reuniram para refletir e debater sobre as demandas recebidas pela Ouvidoria do município, e na forma mais adequada ao realizar o retorno para o usuário. “Esses participantes fazem parte de um público que recebe e responde às demandas, e por serem diretamente ligados às solicitações dos cidadãos, foram convidados para que pudéssemos, coletivamente, melhorar a qualidade das respostas. Garantindo o direito do cidadão de ser ouvido e esclarecido em relação às suas reivindicações”, explica Francisca.
O evento contou com o painel: "Diálogo com a Ouvidoria"; além de oficinas e trabalho em grupos, onde os participantes puderam trabalhar com situações de problemas baseados em demandas reais recebidas pela Ouvidoria. Ao final do segundo dia, foram realizados os encaminhamentos e direcionamentos para que os profissionais, responsáveis por cada setor ou departamento, atuem para uma melhor interlocução das respostas fornecidas aos usuários.
A Ouvidoria do SUS é um canal de escuta que existe para facilitar a comunicação entre os cidadãos e cidadãs, serviços de saúde e a gestão para haver melhorias na assistência prestada pelos setores de saúde do Município. O órgão é responsável por ouvir e acolher demandas dos usuários e servidores do Sistema Único de Saúde (SUS) e da sociedade em geral, por meio de solicitação de serviços, denúncias, irregularidades, pedido de informação, sugestão, reclamação e elogios, incentivando-os a exercerem sua cidadania para um maior desempenho das instituições públicas de saúde.
O cidadão que quiser contatar a Ouvidoria SUS pode comparecer à sede do serviço, localizada na Rua Fonseca e Silva, 1129, Alecrim. Pode entrar em contato também pelos números 3232-8006 (telefone) e 3232-8487 (telefone e WhatsApp), ou pelo Disque Saúde (136). Há também o e-mail: ouvidoriasusnatal@gmail.com disponível para comunicação.