Representando a Prefeitura Municipal de Natal, a professora Sandra França, assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Articuladora Municipal do Sistema Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (SISMUD), participou do evento “Espírito do Progresso: educação para celebrar a vida” na Embaixada Britânica em Brasília (DF), nesta semana. Na ocasião, foi discutida a importância de trabalhar a prevenção ao uso de álcool entre crianças e adolescentes nas escolas.
Para abrir o evento a embaixadora do Reino Unido, Stephanie Al-Qaq, dissertou sobre o importante papel da educação em um país e a necessidade de valorizá-la para que se tenha uma juventude livre das amarras da dependência do álcool.
Na mesa redonda, a jornalista Brasília Rodrigues, da CNN, conduziu uma conversa inspiradora sobre como as parcerias intersetoriais estão ajudando a conscientizar adolescentes sobre o não consumo de álcool. Participaram desse momento a ex-governadora do Ceará, Izolda Cela, e a diretora de Relações Corporativas da Diageo Brasil, Viviane Mansi, além da participação especial de Neylar Vilar, coordenadora nacional do “Na Real”, que reforçou o propósito de transformar vidas por meio da educação e da conscientização. Oportunamente apresentaram as ações do programa NA REAL no Brasil desde 2019, ao iniciar em Sobral/CE e estender-se ao estado do Ceará como uma experiência exitosa, programa este, que chegou ao município do Natal por meio do acordo de parceria do Instituto Aliança com a Secretaria Municipal de Educação (SME), cuja aplicação na rede municipal de ensino, atingirá os alunos do 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, ainda neste ano letivo e todos os alunos do 5º ao 9º em 2025.
O Programa Na Real é uma iniciativa de educação que visa conscientizar adolescentes sobre os riscos do consumo de álcool, alinhado ao currículo escolar, estando destinado a estudantes de 12 a 17 anos, e criado no Reino Unido, estendendo-se para a América e Europa, chegando à América Latina inicialmente pelo Brasil e tem como objetivo sensibilizar e mobilizar adolescentes para refletirem sobre os problemas associados ao consumo precoce e inadequado de bebidas alcoólicas, e assim orientá-los a fazerem escolhas conscientes e responsáveis, mostrando que cada escolha tem um destino, contribuir para a melhoria da aprendizagem e do desempenho acadêmico, fortalecer os relacionamentos com amigos e familiares, empoderando os jovens a fazerem escolhas responsáveis e conscientes. O programa não tem como objetivo ser uma “lição de moral”, mas sim uma missão educativa, reflexiva, interativa e social. As atividades são realizadas por meio de uma peça teatral, curta-metragem em ferramenta digital, seguidas de debates entre educadores e alunos de escolas de oito estados brasileiros e o Distrito Federal.
Em 2024, o Na Real alcançou um milhão de adolescentes impactados e o evento além de celebrar este marco, destacou a importância do compromisso de empresas em apoio a iniciativas de educação relevantes para a sociedade, discutindo como parcerias intersetoriais podem gerar benefícios e transformar a educação, além de apresentar casos de sucesso de implementação do “Na Real” no Brasil, fruto de múltiplas parcerias com secretarias de educação estaduais e municipais e do Distrito Federal.
Para Sandra França, a parceria do Instituto Aliança em Natal, fortalece não só a Educação por meio das atividades do “Na Real” nas Escolas, como também a Política Pública de Drogas Municipal onde a iniciativa atende ao Plano Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas do Natal (PMPPDN), no seu Eixo II, item 2.7, 2.10, 2.12 e 2.14.
A secretária da SEMDES e presidente da Política de Drogas (SISMUD), Sheila Freitas, ressalta a importância da participação do município do Natal nesse evento, enviando a articuladora municipal do Sistema, com efetiva participação nesse contexto atual.